Anderson França – Jornalista e Ambientalista. . Jornais: Popular da Tarde, Diário Popular, Folha de SP, Notícias Populares.Rádios: Nova Eldorado, Capital, CBN, Record. Sebrae-SP, Secovi- Sindicato da Habitação/SP.Prêmios:“Banespa Ecologia”, Rotary Ecologia e Instituto de Engenharia e Saneamento Ecologia. Atuação atual – Educação e proteção animalista com os projeto Gatos do Parque.. Programa Eta Mundo Animal, eocanal.com.net Radio Nossos Bichos.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Druidismo- Magos celtas da Magia Branca
O druidismo ocorreu entre o século II a.C. e o século II d. C. Sobreviveu apenas em algumas regiões das Ilhas Britânicas, que não sofreram a invasão romana. Foi, mais tarde, suplantado pelo Cristianismo. A influência do Cristianismo, não do Cristianismo que se dogmatizou mas do Cristianismo primitivo, foi extremamente valiosa para a organização desta religião. É que a alma cristã, sendo mais amante, fornecia os elementos básicos para equilibrar espiritualmente a alma céltica, por natureza mais viril.
O nome, bem como sua origem, tem sido objeto de várias interpretações, cronológica ou etimologicamente. A sua existência não foi conhecida dos Gregos senão duzentos anos a. C. César descreve o centro do druidismo nas ilhas britânicas, donde teria irradiado para as regiões vizinhas da Gália. Plínio, ao contrário, dá o druidismo como originário da Gália e só depois levado para as ilhas. Finalmente, há quem pretenda que o druidismo foi encontrado já pelos Celtas entre os aborígenes da Irlanda e da Grã-Bretanha. "Camille Jullian, por exemplo, do Colégio de França, na sua obra mais recente sobre a Histoire de la Gaule contenta-se em fixar como de 600 a 800 a.C. a chegada dos químricos à Gália, o ramo mais moderno dos celtas. Eles vinham, crê-se, da foz do Rio Elba e das costas da Jutlândia, enxotados por maremotos, o que os obrigou a emigrar em direção do sul". Não sendo reconhecidos como magistrados legalmente constituídos, os druidas exerciam funções religiosas, jurídicas, políticas e pedagógicas. Os sacerdotes realizavam seus cultos nos bosques, reverenciando, principalmente, o carvalho. Possuíam escrita própria e o aprendizado da doutrina druidica compreendia vinte anos de exercícios.
Os sacerdotes exerciam cinco funções específicas, dividindo em cinco classes:
1 - os vacios que se encarregavam dos sacrifícios;
2 - os saronidos, encarregados da educação e do cultivo das ciências;
3 - os bardos, poetas, oradores e músicos, que exortavam o povo à prática das virtudes e treinavam os guerreiros;
4 - os advinhos, que previam o futuro;
5 - os causídicos que administravam a justiça. O druidismo se aplicava sobretudo a desenvolver a personalidade humana, em vista da evolução que lhe é destinada. Ele cultivava as qualidades ativas, o espírito de iniciativa, a energia, a coragem; tudo o que permitia afrontar as provas, a adversidade e a morte com uma incrível segurança. Mais recentemente formaram-se confrarias druídicas como as ordens dos Bardos e dos Merlin, em 940. Em 1781 foi fundada a ordem dos druidas de Londres, sociedade secreta que se propunha a fomentar a moral, o patriotismo, o filantropismo e a fraternidade; em 1903, ordens druidicas também apareceram em Gales e na Alemanha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário