sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Litoral Norte agradece a criação de um Novo Santuário


O Universo conspira sim... sempre a favor da Natureza!!!.

Coincidência dos astros... fez com que bem no início da Primavera, véspera do Dia de São Francisco- Dia Internacional dos Animais e dia da Natureza- Ela a Mãe-Natureza ganhasse um belo presente dos pobres seres mortais. Trata-se de uma nova Área de Preservação Ambiental – APA- com mais de um milhão e três mil metros quadrados.

O novo santuário ecológico fica entre as praias da Baleia e Barra do Sahy, de encantos e cantos memoráveis a poetas, naturistas e amantes da Natureza como o Rochedo do Canto Bravo, de praia de areia branca e águas claras e límpidas, fincado  na costa sul de São Sebastião, no Litoral Norte.

O Novo Paraíso, por lei e determinação de Homens de Bem, vai preservar o Meio Ambiente, fauna e flora nativas, além de movimentar o turismo ecológico e a economia artesanal da região. A área é formada por um corredor de mangues e matas - nativa e ciliar- que serão daqui em diante protegidas pelo município.

É tempo de brindar incessantemente a conquista. Parabéns para a Prefeitura de São Sebastião, aos ambientalistas do Norte e, principalmente, a bióloga Maria Fernanda Carbonelli, da ONG Movimento Preserve o Litoral Norte.


É de fato um projeto ambiental digno de comemoração e festa azul na floresta. A região é habitat de quase 90 espécies de animais- 14 delas que já estavam ameaçadas de extinção.

No santuário, não será mais possível construir imóveis nem praticar a pesca profissional. Apenas as construções antigas, às margens do rio Sahy serão mantidas. A próxima etapa será desenvolver projeto adequado de uso do espaço. Uma vez mais, gratidão eterna a todos os envolvidos, na moldura de proteção ambiental deste magnífico pedacinho de Éden. A Mata Atlântica, penhorada agradece. Ela é um tesouro inigualável para o Estado de São Paulo. E para aqueles que não acreditam em magia dos Entes das Florestas e ação dos Elementais... fica aqui no ar um belo exemplo. Aliás, não podemos nos esquecer que também, nós - a raça humana - fazemos parte do Reino Animal:  do equilíbrio, da paz, do destino  e do próprio futuro e  harmonia do Ecossistema, da Natureza...
O
E por falar em equilíbrio e espiritualidade ...vou abrir o baú do meu lado esotérico: consta da tradição irlandesa,  rica em estórias e lendas de duendes e gnomos, que  esses pequenos seres elementais  gostam de habitar o ponto central das florestas. E, estrategicamente embrenhados, cuidam da vegetação rasteira e, ao mesmo tempo, zelam incansáveis pelas árvores seculares. Diz a lenda que os duendes e os gnomos preferem morar no interior dos Azinheiros, árvore típica cujo fruto é a azinha. Coincidência ou não, essa fruta ao ser cortada no meio forma, na sua textura, um desenho que lembra a figura de mosteiros...
Lenda ou não...somos apenas espécie de anjos terrestres, devas de uma única asa,  sentindo falta da nossa outra Asa, que não foi perdida, mas esquecida em algum ponto de luz, em algum lugar do Universo. Chegou a hora e o momento, o tempo exato, para colocarmos em prática a fluidez dos Poderosos e Tenros Princípios Celestiais. Vocês já pararam para pensar nesta responsabilidade com a Terra e o Próprio Cosmos. Eternidade sempre esteve e estará dentro de Nós. Estaremos apenas nos encontrando na Mesma Praia de Calmaria. Somos a Responsabilidade de uma mesma Energia Branca e Alva, partilhando e sentindo a cada segundo a Mesma Força, a Nova e Antiga Força Atlantis do Amor Universal. Que assim seja e assim será!!!.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário